Trata-se de uma passagem alternativa, construída com escavação feita no solo em área demarcada. O trabalho se desdobra através da perspectiva experimental, tanto na sua construção física como também para o ponto de vista daquele que o atravessa.
A concepção de “Nível” se dá através de um processo originário na construção de um imóvel. Baseado nos princípios de escavação para a realização do alicerce, a proposta se assemelha ao trabalho de preparar a fundação de uma casa. Porém, dentro desse contexto permanece o caráter exploratório da atividade, uma casa tem a função de abrigar, uma passagem abaixo do nível da terra servirá para quê?
Dimensão:
Comprimento: mínimo 1,70mt
Largura: 1 metro
Altura: variável entre 1,50mt a 1,60mt.
Realização
- Negociar com colaboradores (na cidade entrar em contato com pessoas que trabalhem com esse tipo de atividade, pedreiros de preferência e contratar seu trabalho e alugar suas ferramentas para a realização do projeto).
- Indicar área (A escolha do local será feita junto a organização do evento mais colaboradores, após essa articulação fazer teste de profundidade – o solo deve estar interessante para escavação) e avaliar se a escada de acesso à passagem será montada com a própria terra ou com madeira (tipo MDF).
- Demarcar área (comprimento x largura )
- Retirar (se houver) o lençol de grama da área demarcada para utilizar no acabamento.
- Iniciar escavação.
- Escavar a passagem.
- Compactar com desempenadeira as paredes da passagem.
- Após terminar escavação verificar a escada e também a possibilidade de depositar grama na passagem.
- A terra retirada da passagem, poderá ser utilizada em outra atividade ou ficar guardada para depois ser recolocada no seu local de origem.
O projeto foi contemplado com bolsa residência no V.E.R.2011 – Terra UNA/Interações Florestais
{{{{{{{{{{{{{CLIQUE SOBRE AS IMAGENS}}}}}}}}}}