D.K.A. > Desenhador Kósmiko Artesanal

Primeiro esboço de D.K.A.
Primeiro esboço de D.K.A.

 

D.K.A. Dibujador Kósmiko Artesanal

D.K.A. é série de estudos que articula Artesania, Baixa Tecnologia e Ciência Especulatória, através da criação de instrumentos gráficos e sonoros astronômicos.

D.K.A. é uma plataforma de estudo que articula Arte, Tecnologia e Ciência através da criação de instrumentos gráficos astronômicos e a identificação+compreensão+afirmação de um conhecimento não autômato, de livre trânsito entre o acadêmico e o popular experiência e saberes.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

O início do projeto se deu durante minha participação em uma residência artística colombiana, durante a estadia ocorreu a primeira montagem do D.K.A. Junto com uma apresentação da história da Astronomia Ocidental (De Casas y Utopias). Como ponto de partida desse projeto, além da construção do primeiro aparelho (Peça#01)  também foram feitas visitas à comunidade indígena Puerto Samária, para captar estórias, reflexões e estudos feitos pela comunidade acerca do tema. O projeto foi apresentado em uma segunda oportunidade durante a VIII Bienal de La Paz, onde pesquisa sobre a astronomia Aymara e oficina se mesclaram em uma só atividade.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

> D.K.A. transita como campanha de estudos e construções de aparelhos, durante o período de realização do projeto intento por troca, apropriação, adaptação e subversão de pensamentos do mundo.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Procedimentos nº1 p/ dibujar cartografias celestes autônomas
Procedimentos nº1 p/ dibujar cartografias celestes autônomas

Decidi não automatizar as minhas percepções do mundo.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

um braço flotando no vazio medindo uma lua que sempre esteve lá
                                                               (um braço flotando no vazio medindo uma lua que sempre esteve lá)

“O espaço é o palco no qual ocorrem todos os fenômenos. A posição de um ponto do espaço é especificada através das suas coordenadas. E estas pressupõem a existência de um sistema de referência, ou um referencial. Três coordenadas (largura altura e profundidade) são necessárias, uma vez que o espaço é tridimensional. Como as coordenadas dependem do referencial, elas não têm um caráter absoluto.” CtrlC+CtrlV

(Nota: Será mesmo que preciso ler inteiro o livro a Ideologia da Estética do Terry Eagleton ou continuo formando pensamento usando somente o search do Google?)

> Ilustrações feitas somente com bordas.

foto (3)

> Segundo a Cosmovisão Caipira não é bom apontar o dedo indicador para as estrelas pq nascerá uma verruga na ponta desse dedo.  A Cosmovisão Caipira tb tem influência da Cultura Judaica.

“Apontar para uma estrela, segundo o conceito popular, poderia causar o surgimento de uma verruga na extremidade do dedo infrator. Qual a origem dessa crendice? É fácil de entender. O calendário judaico é regido pela lua e o despontar da primeira estrela marca o início de um novo dia, especialmente se esse dia for o Shabat (3). Antes da expulsão da Espanha de 1492 e da conversão forçada de Portugal de 1497 era comum que as crianças judias, ao entardecer das sextas-feiras, ficassem procurando no firmamento o brilho da primeira estrela, indicativa da chegada de um dia muito especial. Era a Estrela D’Alva, também conhecida como Vésper, mas que, na realidade, não é exatamente uma estrela, mas sim o Planeta Vênus, que por brilhar com mais intensidade se destaca dos outros corpos celestes. Quem apontasse primeiro provavelmente ganharia a admiração dos mais velhos e, quem sabe até, algum presente. De uma hora para outra esse gesto simples passou a ser denunciador da condição judaica e a primeira coisa que as precavidas mamães fizeram foi assustar seus filhos com a possibilidade do surgimento de uma baita verruga na ponta do dedo. A Inquisição, felizmente, já acabou há bastante tempo, mas a crendice ainda persiste em muitas regiões desse imenso país. Por isso, não se preocupe quando vir uma criança ou adulto apontando para o céu. Mesmo porque já se sabe que as verrugas são causadas por vírus e os dermatologistas dispõem de eficazes tratamentos para erradicá-las.” FONTE

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

D.K.A. // Peça#01

Peça#01

A Peça#01 é um aparelho mecânico e produzido em madeira, seu funcionamento se dá pelo apontamento e registro de estrelas. Sua forma se assemelha à um compasso gráfico.
O objetivo material da peça é produzir mapas celestes particulares, errados e imaginários. O usuário ao olhar para o céu, ao mirar o céu, guia e aponta o marcador de papel, vai produzindo em uma ação conjunta com o aparelho.

Separando o aparelho

(1)

denise alves-rodrigues

[Reservatório de tinta ou parte encaixe da caneta]

+++

(2)

parte3

[Base giratória e pés]

+++

(3)

denise alves-rodrigues

[Braço e apontador]

+++

D.K.A.#1 NUVEM Residência de Verão 2015

IMG_1939

Fui para a Nuvem – Estação Rural de Arte e Tecnologia no dia 08/02/2015 (cheguei dois dias atrasada) para participar da Residência de Verão 2015. O meu projeto era a montagem e estudo do D.K.A.#01.

Na Residência encontrei uma antiga estrutura de bambu desmontada e resolvi depená-la. Usei pouco bambu no D.K.A.#1 e alguns pedaços de barra rosqueada que estava enferrujada.

Durante a Residência pensei sobre o ato falho contínuo que é tentar padronizar as coisas do mundo. Façamos nossas próprias medidas. Lembro-me que usavam muito a medida de “palmos” no Noroeste Paulista, um procedimento que é interessante pensando que o tamanho da mão da pessoa é o

denise alves-rodrigues

denise alves-rodrigues

–D.K.A.#01 – Arte en Órbita // Quito, Ecuador—

IMG_6996IMG_6952IMG_6989bIMG_6992IMG_6994 - CópiaIMG_6995 - CópiaIMG_7003IMG_7004IMG_7013IMG_7002IMG_7004

++++++++++++++

Oficinas:

Comunicação - Oficina em El Alto / Bolívia
Comunicação – Oficina em El Alto / Bolívia

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Os protótipos e os projetos, são formas de ensaio.

Inovação é uma merda, invenção não.

O sentido moderno da palavra invenção, ação ou resultado de criar algo original, acaba distorcendo o que me parece mais interessante em Invenção. Pegue a etimologia da palavra: INVENTIO = latim, Achado ou Descoberta. Inventio vem de Invenire que In é em y Venire é Vir.

Invenção não é ser a pioneira em determinada técnica ou tecnologia e sim engendrar e encontrar o que ainda não foi exposto ou materializado.

+++++++++++++++++++++++++++

D.K.A. #3

Denise Alves-Rodrigues

Desenhei e fiz um protótipo desse aparelho pra ser usado em observação do horizonte celeste.

+++++++++++++++++++++++++++++++++

D.K.A.#4

01 par de luvas + 01 par de lupas de tamanhos diferentes =

denisealves-rodrigues

denisealves-rodrigues

bambuneta
denisealves-rodrigues

Linha do Tempo

(o segundo que estamos vivendo no calendário cósmico)
(a parte que registramos dentro do calendário cósmico)

Ref. para consulta

> Dr. Alberto Cupani (filosofia da tecnologia)

> Rejano, Ignacio. De la máquina pintada a las máquinas que pintam.

> Galdino, Luiz. A Astronomia Indígena.

> Certeau, Michel de. A invenção do Cotidiano.

> http://centrefortheaestheticrevolution.blogspot.com.br/

Cauquelin, Anne. No ângulo dos Mundos Possíveis.

 

Astronomia Indígena: http://www.galeriadometeorito.com/2015/02/conheca-as-constelacoes-indigenas.html?m=1#.Vn6lgE9mNv-

Anúncios

Um comentário em “D.K.A. > Desenhador Kósmiko Artesanal”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s