
D.K.A. Dibujador Kósmiko Artesanal
D.K.A. é série de estudos que articula Artesania, Baixa Tecnologia e Ciência Especulatória, através da criação de instrumentos gráficos e sonoros astronômicos.
D.K.A. é uma plataforma de estudo que articula Arte, Tecnologia e Ciência através da criação de instrumentos gráficos astronômicos e a identificação+compreensão+afirmação de um conhecimento não autômato, de livre trânsito entre o acadêmico e o popular experiência e saberes.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
O início do projeto se deu durante minha participação em uma residência artística colombiana, durante a estadia ocorreu a primeira montagem do D.K.A. Junto com uma apresentação da história da Astronomia Ocidental (De Casas y Utopias). Como ponto de partida desse projeto, além da construção do primeiro aparelho (Peça#01) também foram feitas visitas à comunidade indígena Puerto Samária, para captar estórias, reflexões e estudos feitos pela comunidade acerca do tema. O projeto foi apresentado em uma segunda oportunidade durante a VIII Bienal de La Paz, onde pesquisa sobre a astronomia Aymara e oficina se mesclaram em uma só atividade.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
> D.K.A. transita como campanha de estudos e construções de aparelhos, durante o período de realização do projeto intento por troca, apropriação, adaptação e subversão de pensamentos do mundo.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Decidi não automatizar as minhas percepções do mundo.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

“O espaço é o palco no qual ocorrem todos os fenômenos. A posição de um ponto do espaço é especificada através das suas coordenadas. E estas pressupõem a existência de um sistema de referência, ou um referencial. Três coordenadas (largura altura e profundidade) são necessárias, uma vez que o espaço é tridimensional. Como as coordenadas dependem do referencial, elas não têm um caráter absoluto.” CtrlC+CtrlV
(Nota: Será mesmo que preciso ler inteiro o livro a Ideologia da Estética do Terry Eagleton ou continuo formando pensamento usando somente o search do Google?)
> Ilustrações feitas somente com bordas.
> Segundo a Cosmovisão Caipira não é bom apontar o dedo indicador para as estrelas pq nascerá uma verruga na ponta desse dedo. A Cosmovisão Caipira tb tem influência da Cultura Judaica.
“Apontar para uma estrela, segundo o conceito popular, poderia causar o surgimento de uma verruga na extremidade do dedo infrator. Qual a origem dessa crendice? É fácil de entender. O calendário judaico é regido pela lua e o despontar da primeira estrela marca o início de um novo dia, especialmente se esse dia for o Shabat (3). Antes da expulsão da Espanha de 1492 e da conversão forçada de Portugal de 1497 era comum que as crianças judias, ao entardecer das sextas-feiras, ficassem procurando no firmamento o brilho da primeira estrela, indicativa da chegada de um dia muito especial. Era a Estrela D’Alva, também conhecida como Vésper, mas que, na realidade, não é exatamente uma estrela, mas sim o Planeta Vênus, que por brilhar com mais intensidade se destaca dos outros corpos celestes. Quem apontasse primeiro provavelmente ganharia a admiração dos mais velhos e, quem sabe até, algum presente. De uma hora para outra esse gesto simples passou a ser denunciador da condição judaica e a primeira coisa que as precavidas mamães fizeram foi assustar seus filhos com a possibilidade do surgimento de uma baita verruga na ponta do dedo. A Inquisição, felizmente, já acabou há bastante tempo, mas a crendice ainda persiste em muitas regiões desse imenso país. Por isso, não se preocupe quando vir uma criança ou adulto apontando para o céu. Mesmo porque já se sabe que as verrugas são causadas por vírus e os dermatologistas dispõem de eficazes tratamentos para erradicá-las.” FONTE
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
D.K.A. // Peça#01
Separando o aparelho
(1)
[Reservatório de tinta ou parte encaixe da caneta]
+++
(2)
[Base giratória e pés]
+++
(3)
[Braço e apontador]
+++
D.K.A.#1 NUVEM Residência de Verão 2015
Fui para a Nuvem – Estação Rural de Arte e Tecnologia no dia 08/02/2015 (cheguei dois dias atrasada) para participar da Residência de Verão 2015. O meu projeto era a montagem e estudo do D.K.A.#01.
Na Residência encontrei uma antiga estrutura de bambu desmontada e resolvi depená-la. Usei pouco bambu no D.K.A.#1 e alguns pedaços de barra rosqueada que estava enferrujada.
Durante a Residência pensei sobre o ato falho contínuo que é tentar padronizar as coisas do mundo. Façamos nossas próprias medidas. Lembro-me que usavam muito a medida de “palmos” no Noroeste Paulista, um procedimento que é interessante pensando que o tamanho da mão da pessoa é o
–D.K.A.#01 – Arte en Órbita // Quito, Ecuador—
++++++++++++++
Oficinas:

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Os protótipos e os projetos, são formas de ensaio.
Inovação é uma merda, invenção não.
O sentido moderno da palavra invenção, ação ou resultado de criar algo original, acaba distorcendo o que me parece mais interessante em Invenção. Pegue a etimologia da palavra: INVENTIO = latim, Achado ou Descoberta. Inventio vem de Invenire que In é em y Venire é Vir.
Invenção não é ser a pioneira em determinada técnica ou tecnologia e sim engendrar e encontrar o que ainda não foi exposto ou materializado.
+++++++++++++++++++++++++++
D.K.A. #3
Desenhei e fiz um protótipo desse aparelho pra ser usado em observação do horizonte celeste.
+++++++++++++++++++++++++++++++++
D.K.A.#4
01 par de luvas + 01 par de lupas de tamanhos diferentes =
Linha do Tempo

Ref. para consulta
> Dr. Alberto Cupani (filosofia da tecnologia)
> Rejano, Ignacio. De la máquina pintada a las máquinas que pintam.
> Galdino, Luiz. A Astronomia Indígena.
> Certeau, Michel de. A invenção do Cotidiano.
> http://centrefortheaestheticrevolution.blogspot.com.br/
Cauquelin, Anne. No ângulo dos Mundos Possíveis.
Astronomia Indígena: http://www.galeriadometeorito.com/2015/02/conheca-as-constelacoes-indigenas.html?m=1#.Vn6lgE9mNv-
[…] D.K.A. > Desenhador Kósmiko Artesanal […]