Iminência de Tragédia // VPR

Título: Deus Salve o Materialismo Histórico

Série: D.K.A. (Desenhador Kósmiko Artesanal)

Ano: 2016/2018

Modalidade: Desenho

Materiais: papel alta alvura, gramatura 250, lápis de cor, canetas hidrocor e nanquim.

Uma série de Cartas Austrais, representando eventos celestes em determinados momentos da história mundial e suas coincidências com eventos culturais.

Em um primeiro momento os desenhos ilustravam as invasões na América do Sul, do Descobrimento do Brasil até a ocupação brasileira no Haiti. Em 2018 inicia-se os estudos acerca da dúvida da História, as datas ignoradas ou distorcidas são apresentadas como um segunda perspectiva de movimentos políticos na Terra enquanto os astros persistem em sua  mecânica celeste.

 

Título: Vocação para a ruína

Série: CAMPANHA de testes para tecnologias falhas, ciências impuras e teorias duvidosas.

Ano: 2017/2018

Modalidade:  Objeto

Materiais: Compensado de madeira, cobre, latão, circuito eletrônico, papel cartão, tinta acrílica e mídia sonora 18’.

 

Memorial:

Um rio margeia parte da cidade murmurando “vocês fracassaram comigo”. A prática da construção de ruínas é lucrativa. Na esfera coletiva, dos três tempos, só o passado existe (presente é apenas uma forma de consciência e o futuro uma projeção). Assim, proponho um ensaio pré-distópico na cidade de São Paulo.

 

Em 2012 iniciei uma série de estudos e ações que chamo de: CAMPANHA de testes para tecnologias falhas, ciências impuras e teorias duvidosas.

Usando as tecnologias que eu já sabia trabalhar e aprendendo novas, desenvolvi aparatos capazes de me dar informações acerca de um determinado tema.

A minha mais recente especulação, é sobre a conclusão de fatos através da observação de um vocabulário impróprio dos seres humanos, a linguagem elementar. Penso, que os elementos básicos da natureza, ar, terra, fogo e água, não só podem transmitir como também guardar informação acerca de um determinado evento.

Uma das bases que uso para conferir os eventos é a paralaxe,  que é o deslocamento aparente de um determinado objeto, quando se muda o ponto de sua observação.  Será possível concluir um fato que venha a partir de apenas um emissor?

Para provar de minha teoria desenvolvi algumas ferramentas que combinam tecnologia eletrônica e outros materiais para captar dados e transformá-los em algum tipo de sinal reconhecível por uma pessoa humana.

 

Ferramentas:

Terra: circuito eletrônico analógico, sistema de feedback galvânico, que permite a captação de sinais elétricos em toque com a terra.

Ar: circuito eletrônico que capta os movimentos elétricos negativos e positivos.

Ambas as ferramentas possuem periféricos como antenas e barras de metal.

 

 

Programa:

Local de primeira prova: Represa Guarapiranga

Em 1988, ocorreu um evento no extremo Sul da cidade de São Paulo, denominado Caso Guarapiranga. O corpo mutilado de um homem adulto foi encontrado as margens da represa, vestindo apenas cueca e com vários sinais de perfuração e queimaduras. Enquanto ufólogos traziam depoimentos de pessoas da região falando sobre aparecimento de luzes no céu noturno e coisas estranhas na mata e que esse corpo foi vítima de uma abdução por extraterrestres bem violentos, a polícia científica falava que as perfurações foram feitas por animais necrófagos e as queimaduras não eram queimaduras e sim resultado de fotografias mal feitas de um corpo em putrefação.

Lendo sobre o caso e entendendo que era impossível chegar à uma conclusão através das pessoas, decidi ir até o local e colher o testemunho da terra e do ar.

 

Locais de segunda e terceira provas: Parque do Carmo e Pedreira da Brasilândia.

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