Rural Scapes – #labRes2015

IMG_7352

E.A.E.#01 – Série D.K.A.

Especulações Áudio Estelares da série D.K.A. (Desenhador Kósmiko Artesanal), é um projeto para construir e experimentar cartografias celestes particulares. Usando um aparelho artesanal para registrar graficamente o céu noturno e convertendo pontos visuais em sons através de pequenos geradores de ruídos (osciladores e micro sintetizadores), intento pela invenção de um vocabulário próprio para cada constelação, asterismo ou aglomerado que foi mapeado e assim observar outro tipo de representação das estrelas.

A feitura de E.A.E.#01, se deu durante minha participação do labRes2015 na residência Rural Scapes. Partindo de desenhos e rascunhos mentais do que eu poderia experimentar durante o tempo de permanência na Rural Scapes, pude montar um aparelho e usá-lo (D.K.A. – Peça 02) e ainda experimentar uma composição líquida para usar em circuitos eletrônicos analógicos.

Tinta condutiva à base de gema de ovo caipira e grafite
Tinta condutiva à base de gema de ovo caipira e grafite

O aparelho captador de formações estelares é bem simples, parecido com um cavalete constituído de um bastidor onde é fixada uma transparência de pvc, serve como um quadro do céu noturno. Nesse quadro, usando caneta marca texto, após escolher um ponto de observação são feitas anotações do céu noturno.  Após a coletar os pontos, a transparência serve como uma máscara para repassar à um papel os desenhos que são produzidos alí.

denise alves-rodrigues

No caso de E.A.E.#01, as anotações são para constituir um tipo de desenho que será convertido em pontos de toque para o aparelho de ruídos. Usei para primeiro projeto um circuito bem simples e conhecido, o Drawdio 555. Nessa experiência o E.A.E.#01, resultou um tipo de teclado musical.

IMG_7590

É claro que não fui para o labRes2015 apenas para ficar olhando estrelas no céu e fazer essa coisa lindinha que você está vendo, na minha proposta também preparei algumas atividades com estudantes de São José do Barreiro. A atividade proposta foi Céu Aberto, misto entre palestra-oficina com duração de 9 horas, ocorreu entre os espaços culturais da cidade de São José do Barreiro e a Fazenda de Santa Tereza (sede RuralScapes).

IMG_7354

Uma das coisas que me interessam nesse tipo de atividade é a possibilidade de um desvio no câmbio de saberes, é comum entre artistas tratarem suas poéticas sempre sobre a perspectiva de toda a práxis dentro da Arte Contemporânea. Durante as “aulas” com estudantes de variadas idades e singularidades culturais, geralmente ocorrem pequenas epifanias e sínteses correspondente ao objeto de estudo daquele momento.

denise alves-rodrigues

IMG_7561 IMG_7568

deise alves-rodrigues
IMG_7592

(continua)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s